Brincar, além de forma de expressão e maneira eficaz de gastar energia, também é a principal forma de as crianças adquirirem conhecimento e se desenvolverem bem nos níveis físico, cognitivo e emocional. Veja uma lista de atividades indicadas para crianças de 1 ano a 1 ano e meio, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria.
Brincadeiras para bebês com 12 meses
- Ajude o pequeno a andar: além de segurar nas suas mãozinhas, guiando-o pela casa, disponibilize móveis baixinhos para que ele consiga se apoiar
- Dê brinquedos de encaixar e potes de diferentes tamanhos, para que ele vá criando noção de tamanhos e formatos
- Brincar de rasgar folhas de jornais, revistas e papel celofane ajuda na coordenação fina, ou seja, nos movimentos mais precisos das mãos.
- Faça da troca de roupas uma brincadeira: além de estimulá-lo a se vestir e a calçar os sapatos sozinho, dá para começar a ensinar as cores de forma muito lúdica.
- Mostre livros e revistas para que o bebê aponte, por exemplo, partes do corpo e objetos conhecidos.
- Brinque de construir pilhas e torres.
- Dê giz de cera e papel para a criança rabiscar.
- Coloque uma música para tocar e cante com ele. Isso ajuda a desenvolver o vocabulário. Você também pode criar instrumentos como chocalhos para criar um momento musical ainda mais especial
- Faça da hora do banho uma grande diversão: coloque bolinhas e bichinhos e estimule o pequeno a pinça-los dentro da água.
- Para que a criança vá criando mais confiança na caminhada, coloque brinquedos numa distância razoável
- Selecione fotografias dos familiares próximos – pais, avós, primos e tios – para que o bebê aprenda a reconhecê-los e nomeá-los
Importante: Evite brinquedos com peças pequenas porque as crianças podem colocar tudo na boca e se engasgar com muita facilidade. Confira o selo do Inmetro que indica a faixa etária apropriada.
Conheça: Loja Oficial da Danone
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Sociedade Brasileira de Pediatria - “Filhos - Da gravidez aos 2 anos de idade”.
Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo - “Manual de acompanhamento da criança”, 2015.
http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/gestor/homepage/programa-de-fortalecimento-da-gestao-da-saude-no-estado-de-sao-paulo/consultas-publicas/manual_de_acompanhamento_da_crianca.pdf
XVI Simpósio da Educação - “Desenvolvimento infantil: Importância das Atividades Operacionais na Educação Infantil”.
http://www.uel.br/eventos/semanaeducacao/pages/arquivos/ANAIS/ARTIGO/SABERES%20E%20PRATICAS/DESENVOLVIMENTO%20INFANTIL.pdf
Ministério da Saúde - “Acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil”, 2002.
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/crescimento_desenvolvimento.pdf
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - " Desenvolvimento cognitivo e motor das crianças de zero a quinze meses: Um estudo de revisão" .
http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0529.pdf
Fundação Oswaldo Aranha - " O desenvolvimento motor normal da criança de 0 à 1 ano: Orientações para pais e cuidadores" .
http://web.unifoa.edu.br/portal_ensino/mestrado/mecsma/arquivos/37.pdf
Universidade Estadual Paulista - " O Desenvolvimento da Criança nos Primeiros Anos de Vida" .
https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/224/1/01d11t01.pdf
Fundo das Nações Unidas para a Infância e Ministério da Educação - “Manual de Orientação Pedagógica - Brinquedos e brincadeiras de creches”, 2012.
http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao_brinquedo_e_brincadeiras_completa.pdf
Doenças comuns na primavera: Devido ao tempo seco e ao pólen das flores, algumas infecções podem se espalhar com mais frequência.
Febre alta, calafrios, dor de garganta e amígdalas inflamadas: saiba o que fazer e quando procurar um médico
A partir do primeiro ano de idade, o bebê estará mais disposto a brincar com outras crianças e, aos poucos, demonstrará empatia e preferências
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!