O bebê prematuro, que vem ao mundo antes da 37ª semana de gestação e pesando menos do que 2,5kg, precisa de cuidados especiais para deixar a maternidade saudável. O Método Canguru é um modelo humanizado de assistência ao recém-nascido nessas condições. Ao prestar uma assistência completa para toda a família, reduz a mortalidade infantil.
A principal abordagem do Método Canguru é promover o contato pele a pele entre mãe/pai e bebê. O contato é feito de forma gradual e progressiva, favorecendo o vínculo afetivo a estabilidade térmica, estímulo à amamentação e desenvolvimento do bebê.
Segundo o Ministério da Saúde, nascem anualmente 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso. Infelizmente, um terço morre antes de completar um ano de vida. No Brasil, as principais causas são asfixia ao nascer, infecções, distúrbios metabólicos, dificuldades para se alimentar e para regular a temperatura corporal.
Como o Método Canguru funciona
Inicialmente, os pais tocam seu filho, para depois colocá-lo na posição canguru. Ela consiste em manter o bebê na posição vertical contra o peito do pai ou da mãe, para que suas peles fiquem em contato. A própria família escolhe por quanto tempo deseja ficar nessa posição e em qual frequência.
O Método Canguru se inicia no pré-natal, quando a gestação é de alto risco e as chances de o bebê nascer prematuro e com baixo peso são mais altas. O profissional de saúde responsável deve explicar a situação para os pais e orientar sobre o método, guiando-os pelo processo.
Após o nascimento, a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que os pais devem ser acolhidos pela Unidade Neonatal, onde o bebê ficará internado, e receber todas as informações sobre as condições de saúde do filho. Eles devem fazer parte da rotina do recém-nascido e ser encorajados a tocá-lo e a fazer companhia. A participação do pai é tão importante quanto a da mãe.
Assim que possível, o bebê deve permanecer de maneira contínua com os pais na posição canguru pelo maior tempo possível. Quando atingir o peso suficiente (1.6kg), poderá ir para o ambulatório. Lá, ele continuará recebendo acompanhamento da equipe de saúde até atingir 2.5kg, quando poderá ir para casa.
Mesmo em casa, os pais devem se comprometer a fazer a posição canguru e a levar o bebê para consultas pediátricas regulares. A alta só deverá ser liberada quando a mãe estiver confiante e segura e a família estiver conscientes dos cuidados necessários.
A SBP considera como “Método Canguru” apenas os sistemas que permitem o contato precoce com o bebê, realizado de maneira orientada e por livre escolha da família.
Vantagens do Método Canguru
As principais vantagens são:
- Diminui o tempo de internação do bebê
- Possibilita a oxigenação adequada
- Aumento e estabilidade da temperatura corporal
- Menos episódios de apneia (paradas respiratórias durante o sono)
- Aumento do aleitamento materno
- Diminuição do choro
- Diminuição da frequência do aparecimento de infecções hospitalares
- Controle e alívio da dor
- Acolhimento do bebê e de sua família
- Diminui o tempo de separação entre mãe e bebê.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Ministério da Saúde (“Método Canguru” e “Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso: Método Canguru - Manual Técnico”)
Sociedade Brasileira de Pediatria (“Método Canguru” e “Método Canguru: Atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso”)
A nutrição correta nos primeiros mil dias tem um impacto profundo na capacidade de uma criança crescer, aprender e se desenvolver da forma ideal.
Brincar com seu filho é tão importante quanto dar o peito, trocar a fralda ou dar banho
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!