Principais problemas ortopédicos em bebês

5 minutos - 1 de DNovembro de 2017 - por Equipe Danone Baby

Os primeiros passinhos do bebê são motivo de muito orgulho para os pais. Nessa época, podem surgir alguns problemas ortopédicos que preocupam, como a posição incorreta dos pés ou joelhos. A maioria dessas condições é passageira e deve ser corrigida com o tempo. No entanto, consultar o pediatra ou ortopedista infantil é sempre recomendado.

Quando os bebês começam a andar, é normal que caminhem com os pés afastados, pernas arqueadas ou com os dedos virados para dentro ou para fora. Os problemas ortopédicos mais comuns são:

Pernas arqueadas: Antes dos dois anos de idade, a maioria das crianças tem pequenas lacunas entre os joelhos e tornozelos quando estão de pé. Se a diferença for muito pronunciada ou não se corrigir com o tempo, consulte o pediatra, pois pode ser sinal de raquitismo (uma deformidade óssea). No entanto isso é raro e a condição provavelmente irá se corrigir conforme ele passa a caminhar.

Bate joelhos: Ocorre quando a criança junta os joelhos e uma lacuna se forma entre os tornozelos. Entre as idades de dois e quatro anos, uma diferença de até 6cm pode ser considerada normal. Geralmente, a condição se corrige até os seis anos. Se for muito pronunciada ou não se corrigir, o médico deve ser consultado.

Dedos de pombo: Os pés da criança apontam para dentro e não para a frente. Isso acontece devido a variações normais na forma como as pernas e os pés se alinham conforme o bebê se desenvolve. Geralmente, se corrige por volta dos oitos anos e tratamento pode não ser necessário.

Pés para fora: Nesse caso, os pés da criança apontam para fora, e não para dentro. O tratamento não costuma ser necessário e a condição costuma se corrigir sozinha.

Pés planos: Se o bebê tiver pés planos, ou um arco for formado quanto estiver nas pontas dos pés, não se preocupe. Provavelmente nenhum tratamento será necessário.

Caminhar nas pontas dos pés: É normal que bebês menores de três anos caminhem nas pontas dos pés. Se isso te preocupar, consulte o pediatra.

Quando consultar o médico?

Se as condições acima não forem corrigidas, estiverem muito acentuadas ou o bebê apresentar qualquer outro tipo de anormalidade, o pediatra deve ser consultado. O ideal é levar a criança ao médico periodicamente para que avalie seu desenvolvimento e descarte qualquer problema mais sério.

Se o bebê demorar muito para começar a atingir os marcos de desenvolvimento e a andar, o pediatra também deve ser consultado. No geral, elas começam a ficar de pé entre seis e 10 meses. Ainda nesse período, poderão dar os primeiros passinhos com a ajuda de um parente, o que provavelmente deverá ocorrer até os 13 meses. Após os 14 meses, a maioria já caminha sozinha, ainda que apresentando certa dificuldade. Porém é preciso lembrar que cada criança tem seu tempo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Site oficial do Sistema de Saúde Nacional da Inglaterra - NHS (“Leg and foot problems in children”)
WebMD Medical Team (“Delayed walking and other foot and leg problem in babies”)

Leia mais

PERGUNTAS SOBRE NOSSOS PRODUTOS?

Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!

x