O esperado momento chegou e você finalmente vai começar a se alimentar pela boca, degustando todos os alimentos. É uma notícia e tanto! Mas essa transição pode levar algum tempo e deve seguir etapas.
Antes de voltar à alimentação oral, é preciso entender se a transição é segura, e isso depende muito de cada paciente. Por isso, a decisão deve ser feita pela equipe de saúde, e o nutricionista deve acompanhar todo o processo.
Normalmente, a administração da dieta enteral não é interrompida de uma hora para a outra. Alimentos e bebidas via oral são introduzidos aos poucos, respeitando as necessidades do paciente. Assim que for possível aumentar as quantidades, a alimentação pelo tubo será reduzida. Ela será descontinuada apenas quando as necessidades diárias de nutrientes forem totalmente supridas pela dieta oral.
Por isso, é importante anotar as quantidades das bebidas e alimentos ingeridos, para que o nutricionista saiba com maior precisão se você está atingindo os valores necessários. Além disso, sempre comunique o profissional de saúde se houver diarreia, constipação, vômito ou dor de estômago. Também observe se o seu peso continua o mesmo.
A alimentação enteral não é um empecilho para a viagem dos seus sonhos, mas algumas precauções são necessárias
"Você pulou uma das refeições? Nada de pânico. Veja como administrar a dieta enteral em casos como esse.
"Consumo de fibras é fundamental para manter o intestino funcionando e modular o sistema imunológico
"Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!