A dieta enteral industrializada em pó pode ser uma opção mais prática e segura nutricionalmente do que a dieta caseira. Afinal, basta comprar a alimentação em pó e misturá-la com água para servir ao paciente.
Além disso, esse tipo dieta enteral pode conter todos os nutrientes – e por isso o médico ou nutricionista são os profissionais que indicarão a dieta enteral de acordo com a necessidade nutricional específica da pessoa.
Na dieta enteral, introduz-se um tubo fino pelo nariz do paciente até o estômago ou intestino. A sonda também pode ser acoplada diretamente no abdome.
Veja, abaixo, como preparar a alimentação em pó:
Kit para 1 dia:
Dieta enteral prescrita, frascos plásticos e equipos descartáveis.
Seringas de 20 mL
Você também irá precisar de uma colher de sopa, vasilha graduada, álcool e pano limpo para limpeza externa dos materiais.
Passo a passo para preparar o alimento:
- Lave bem as mãos com água e sabão antes de iniciar o preparo e a administração da dieta.
- Separe, lave em água corrente e ferva os utensílios (colher e vasilha graduada) que serão utilizados no preparo da dieta enteral.
- Adicione o pó em água morna (previamente fervida). Mexa até que a mistura fique bem homogênea e complete com água até atingir o volume de dieta indicado pelo nutricionista/médico.
- Transfira a solução para o frasco plástico no volume prescrito por horário pelo nutricionista/médico.
- Conecte o frasco ao equipo. Lembre-se de fechar a pinça de rolete antes de fazer a conexão.
- Coloque o frasco no suporte acima da cabeça do paciente. Abra a pinça de rolete do equipo, permitindo que a dieta preencha todo o equipo, retirando o ar.
- Feche novamente a pinça.
- Conecte o equipo à sonda do paciente. Agora abra a pinça de rolete do equipo, deixando o gotejamento bem lento, de acordo com a prescrição do nutricionista ou médico.
- Após o término da dieta, desconecte o equipo do frasco e o conecte no frasco plástico com água fervida e resfriada. A água é importante para hidratar o paciente e o médico indicará o volume adequado
- O frasco plástico vazio de dieta e o equipo, após o primeiro uso, devem ser descartados imediatamente. Utilize novos frascos plásticos e equipos descartáveis a cada horário.
- Nos intervalos entre as dietas, ou após qualquer medicação feita pela sonda, deve-se administrar água com a seringa na sonda do paciente. O profissional de saúde que acompanha o paciente deverá lhe dizer a quantidade exata de água para irrigar a sonda.
- Em casos de dois ou mais medicamentos a serem administrados no mesmo horário por sonda, triture, dilua em água e administre cada um separadamente. Nunca misture e administre medicamentos junto ou com a nutrição enteral. Em caso de dúvidas, consulte sempre o profissional de saúde que acompanha o paciente.
Como instalar a próxima dieta
- Prepare somente a quantidade de dieta prescrita para cada horário.
- Para os horários seguintes, repita o processo anterior desde a limpeza dos utensílios e mãos até a transferência da dieta diluída para o frasco plástico.
- A cada horário, após a administração da dieta, jogue fora o frasco plástico e o equipo descartáveis utilizados.
Preste atenção:
No caso de entupimento da sonda ou saída acidental, procure ajuda médica. Nunca tente reintroduzir a sonda sozinho.
Sempre consulte o médico ou nutricionista que acompanha o paciente.
A alimentação enteral não é um empecilho para a viagem dos seus sonhos, mas algumas precauções são necessárias
"Você pulou uma das refeições? Nada de pânico. Veja como administrar a dieta enteral em casos como esse.
"Consumo de fibras é fundamental para manter o intestino funcionando e modular o sistema imunológico
"Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!