A prevenção, principalmente, das doenças crônicas que são as que mais incidem ao longo do envelhecimento, como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares ou problemas osteomusculares que apesar de não matarem impactam fortemente a qualidade de vida.
Mas além de prevenção, é necessária a promoção à saúde. A saúde se constrói diariamente na forma como você vive, trabalha, se locomove, se entretém e se relaciona. Não é somente a relação entre os profissionais da saúde e os pacientes que definem a saúde, mas sim a relação de cada indivíduo com seu ambiente e escolhas.
Uma atenção deve ser dada a questão de gênero, pois homens e mulheres envelhecem de formas diferentes, não apenas por uma questão hormonal, mas pela construção social do que é ser homem e mulher em determinada sociedade. As mulheres se cuidam muito mais, conhecem mais os seus corpos, apresentam sinais naturais do amadurecimento e consequentemente envelhecimento dos seus corpos, como a menstruação e a menopausa. Os homens por sua vez não apresentam esses sinais naturais que indicam que o envelhecimento está acontecendo, além de desde meninos, muitas vezes, receberem uma pressão para não chorarem e expressarem fraqueza quando uma intercorrência surge, o que muitas vezes impacta fortemente na prevenção.
A principal mensagem deve ser quanto mais cedo você se prepara para a longevidade, melhor, mas nunca é tarde demais.
Cada década vem com uma ação e atenção especial, sendo possível promover a saúde e se preparar para o envelhecimento ativo desde o nascimento. Na primeira infância, o aleitamento materno tem papel fundamental, mas com a introdução alimentar, já se deve estabelecer o hábito nas crianças de ingerir legumes, verduras e frutas. Durante a adolescência, atenção aos hábitos prejudiciais, como alcoolismo e tabagismo. Durante a vida adulta, equilíbrio é a palavra-chave entre dieta, exercício, descanso e atenção aos níveis considerados saudáveis. Após a menopausa para as mulheres e após os 50 anos para os homens, o monitoramento se torna a palavra-chave, exames de rotina que avaliem os níveis de marcadores que indiquem doenças crônicas para entender como o corpo que já não está mais funcionando da mesma maneira se adapta é fundamental. Dessa forma, as chances de prevenir ou mesmo postergar a ocorrência de doenças são muito maiores.
Um país que não se prepara para a prevenção pode acabar não conseguindo acompanhar essa revolução e corrida pela longevidade ativa. A saúde sempre deve estar em primeiro lugar, duas dicas fundamentais para um envelhecimento saudável são: dieta saudável e exercícios.
No entanto, mais uma vez, a principal mensagem é quanto mais cedo você se prepara para a longevidade, melhor, mas nunca é tarde demais.
É PRECISO PENSAR EM PREVENIR OS PROBLEMAS E AS DOENÇAS QUE PODEM SURGIR COM O ENVELHECIMENTO. PREVENÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR, POIS CUSTA MENOS, DO QUE PRECISAR CORRIGIR O QUE JÁ DEU ERRADO. PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE
"
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!