As férias estão chegando e com elas uma nova preocupação passa a fazer parte da vida das famílias de crianças com alergia alimentar: Poderemos viajar?
A resposta é SIM. Será preciso alguns cuidados prévios que não faziam parte da rotina das famílias, mas é possível viajar com segurança, garantir a nutrição adequada e aproveitar as férias mesmo que seu filho tenha alergia alimentar.
A seguir seguem algumas dicas importantes que poderão ajudar no planejamento e execução da viagem:
A escolha do local: prefira locais que tenham uma estrutura que facilite a individualização do cardápio da criança, ex: resort ou hotéis que possuam cozinha no quarto ou que se disponibilizem em adequar a alimentação às restrições necessárias. É importante ligar antes para o hotel a fim de conversar com o gerente ou o responsável, explicar a situação e verificar se eles são flexíveis aos cuidados que a criança requer. Em caso de resistência é melhor procurar outro local do que insistir. Outra opção para o litoral é alugar uma casa ou apartamento, pois será possível preparar alimentação da criança com fazem em casa.
Praia: Levem consigo alimentos que a criança possa comer e evitem comprar alimentos preparados nas barracas de praia, pois não tem como evitar a contaminação cruzada. Alguns picolés de fruta são sem leite e sem traços e poderão ser oferecidos à criança.
A escolha do meio de transporte: Se a viagem for de avião é importante também avisar a companhia aérea sobre a alergia da criança para que eles adaptem o cardápio ou permitam que a família leve o alimento na bagagem de mão. Se for de ônibus, carro ou trem é preferível levar alimentos que não precisam de refrigeração, ex: frutas, legumes (cenoura baby, tomate cereja), papa de frutas ou legumes industrializadas, biscoitos ou bolos sem cobertura. Se a criança recebe fórmula deixe o pó e a água em vasilhas separadas e misture-os na hora de servir.
Viagens para o exterior: Ao viajar para fora do país é importante levar consigo uma declaração médica devidamente traduzida para eventuais emergências e a relação de alimentos e ingredientes que possuem o(s) alérgeno(s) que a criança não deverá consumir em inglês. No site da FARE é possível baixar o material com essas informações (Clique aqui para fazer o download)
Dica fora do Brasil: A Disney World possui restaurantes e opções de preparações, sorvetes e afins adaptados para crianças com alergias alimentares.
O que não pode faltar na bagagem:
- Kit Primeiros Socorros com medicamentos com os quais estejam acostumados (antitérmico, termômetro,antialérgicos, corticoides, adrenalina, a depender da prescrição médica individualizada)
- Documentos pessoais e do plano de saúde para eventual emergência (pesquisar antecipadamente qual é o pronto socorro mais próximo, checar se há cobertura do plano de saúde e deixar o endereço anotado junto aos demais documentos, assim como os telefones dos médicos responsáveis pelo acompanhamento)
- Alimentos industrializados isentos de leite ou de outros ingredientes que a criança não deverá consumir
- Lenço umedecido e álcool gel.
Informações mais detalhadas estão disponíveis no material “Viajando com alergia ao leite de vaca – guia prático”, elaborado pela mãe e advogada Cecília Cury.
Consulte seu médico e/ou nutricionista.
Pediatric Functional Abdominal Pain Disorders: from diagnosis to management - a clinical approach. Functionele buikpijn (internationale term ‘functional abdominal pain disorders’ (FAPDs)) komt wereldwijd bij 13.5% van de kinderen voor.
Gesloten verpakkingen kunt u het beste op kamertemperatuur (tussen de 5 °C en 30 ° C), droog en uit de zon bewaren tot de houdbaarheidsdatum die op de verpakking staat.
Wij zijn erg benieuwd naar uw ervaringen met de diëtisten van Nutricia Medische Voedingsservice om de kwaliteit van deze waar mogelijk verder te verbeteren. Wij willen vragen of u wilt deelnemen aan dit klanttevredenheidsonderzoek.
Caso tenha alguma dúvida sobre a Danone Nutricia ou nossos produtos, entre em contato com nossa Central de Relacionamento!